Durante muito tempo me vi envolvida na frase:
“As mulheres têm as emoções a flor da pele e quase sempre são dominadas por elas.”
Eu era uma pessoa dominada pelas minhas emoções, principalmente aquelas que envolviam minha autoestima. Acreditava que, como uma pessoa introspectiva, não alcançaria nada. Cobrava muito de mim mesma e detestava cometer qualquer tipo de erro. Quando me olhava no espelho, ficava triste com o cabelo, com o corpo, com o rosto. Mexia no armário várias vezes para escolher a roupa certa.
Foi quando recebi Jesus na minha vida e achei que tudo ia mudar rapidamente. Entreguei meu coração para Deus e para obra Dele aqui na Terra, mas minhas emoções continuavam lá, completamente desestruturadas. Então, decidi me envolver mais com a Palavra e através do Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil, aprendi que meu espírito, antes morto e separado de Deus, fora recriado à Sua imagem e semelhança e juntamente com ele morava em mim o Espírito Santo, meu melhor amigo. Fui salva, que é ser livre de perigo.
Porém algo ainda estava acontecendo à medida que eu lia mais a Palavra e ouvia mais a respeito Dela. Aprendi também, que eu sou espírito, tenho uma alma e habito em um corpo. A minha alma é justamente aquela que é influenciada pelas emoções e por todas as vezes que lia mais, ouvia mais e me aproximava mais de pessoas que compartilhavam da mesma fé que eu, ficava fortalecida nas minhas emoções. Até um dia que Deus me deu uma palavra que mudou extraordinariamente a minha vida, enquanto eu lia a Bíblia.
Um relato que fala a respeito de Gideão, um homem que liderou um exército, mas não acreditava nele mesmo (Juízes 6). Gideão ouviu de um anjo que ele era um homem valente. Deus viu nele um potencial que nem ele mesmo tinha visto, afinal Deus escolhe as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. Gideão era dominado pelas emoções promovidas pelas circunstâncias. Percebi, então, que a minha alma tem que ser salva todos os dias, liberta diariamente. Em Romanos 12.2 a Palavra de Deus diz que temos que transformar a nossa mente para experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
A transformação cabe a nós. Temos que deixar que a Palavra de Deus derrube as fortalezas da nossa mente. Em 2 Coríntios 10.4,5 diz que as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo. Devemos nos encher do espírito (Efésios 5.18) para que a nossa alma, que às vezes faz muito barulho, seja dominada por ele.
Por muitas vezes, nós mulheres nos deixamos levar pelas nossas emoções e damos espaço para que o diabo nos enfraqueça e nos faça esquecer o dom que Deus depositou na nossa vida. Certa vez, em uma conferência de mulheres, a ministra Vânia da IEVV em Salvador, disse uma frase que eu nunca mais esqueci:
Sabe aquilo que você faz e que não vê a hora passar quando está fazendo? Pois então, este é o dom que Deus depositou na sua vida.
Domine sua alma. Ative seus dons. A IEVV Recreio ama e precisa de você.
No amor de Cristo
Flavia Padilha